quarta-feira, 15 de junho de 2011

Trabalho de Linael de Almeida Vasconcelos, 1º p. de Matemática


1- TECNOLOGIA DE TV X TECNOLOGIA DE VÍDEO

       A Tecnologia da Informação segue em avanço constante, mas ao mesmo tempo sua gestão no quesito segurança não acompanha o mesmo ritmo das políticas de segurança e não está ainda em um patamar que pode ser considerado eficiente. Com tantos recursos disponíveis e possibilidades quase ilimitadas, os gestores esquecem que agora sua empresa possui mais uma porta para o mundo, porta esta que, se aberta, pode dar a um individuo valiosas informações sobre sua organização. Temos então um caso em que a tecnologia da informação se torna um risco devido a problemas de gerenciamento, é importante ressaltar os problemas que a tecnologia traz para as empresas além de seus benefícios, pois segurança também gera custos e, quando lidamos com alta tecnologia, os investimentos nunca são pequenos nessa área. Seria certamente um erro para as escolas para separar este desenvolvimento nos alunos o desenvolvimento de novas tecnologias - como seria não usar a onda copiadora impressora quando descobriu.
2- UMA ABORDAGEM AO CONCEITO DE VIDEO DIDÁTICO 
Devemos ressaltar que, embora em ambos os casos sejam fontes de informação são estruturados de forma muito diferente, e ambos, por sua vez, exigem um processo educativo igualmente distinto. Se não, basta ler estes materiais (livros, revistas, jornais,...) para ser educado no sentido de que todos nós pensamos. E isso não é verdade.
3- CARACTERÍSTICAS  DE UM VÍDEO DIDÁTICO
Guia de vídeo e textos devem ser de ajuda para o professor falar e para dar um apoio mais consistente e oportuno a sua intervenção em sala de aula ou para criar um discurso. Finalmente, um vídeo de colaboração com um colega, ou melhor, equipado do que ele para explicar algum conteúdo. Da mesma forma, a colaboração de vídeo com o aluno não deve ficar apenas no entendimento, ou seja, mostram claramente o conteúdo, mas mostrando o ato da ação, a alteração produzida pela experiência, à transferência de conhecimentos a outras circunstâncias, etc.
4- DIFICULDADE DE ELABORAÇÃO DE VÍDEO DIDÁTICO
Elementos para elaborar um vídeo didático:  Quem é? Quais os objetivos a serem alcançados? Você estabelece um nível de dificuldade e uma serialização? De que natureza são as metas: eles visam motivar, transmitir certos conceitos, orientando a base para a reflexão, pretende continuar a apoiar o discurso de professores em uma fileira de outras mídias? Qual o objetivo da elaboração? Eles estão claramente apresentados? Você conhece os objetivos desde a sua criação? Fazer as propostas e responder às expectativas iniciais?
5- ÚLTIMAS REFLEXÕES:
É complicado as produtoras desenharem e produzirem vídeos com princípios psicopedagógicos, e muito menos, que  elaborem uma estratégia de seguimento e experimentação, assim como, de evolução deste produto. 

sábado, 11 de junho de 2011

TEOREMA DE PITÁGORAS


Tem coisa melhor do que aprender Física e Matemática com música? Galera, essa matéria é importante não esquecer, porque aplicamos em matérias de Física. Em várias situações, esse vídeo educativo é ótimo para o Nível Fundamental e Médio! Abraço.